CONTATO

FALE COM A GENTE

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

NUCA e CAEO: 25 anos de conquistas

Wolney Oliveira
Diretor da Casa Amarela Eusélio OliveirA

A década de 1990 ficou conhecida como o período da retomada do cinema brasileiro. Foi um novo começo de uma caminhada que possibilitou grandes conquistas. Na mesma década, mais precisamente em 1993, a convite do professor e cineasta Eusélio Oliveira, o então Núcleo de Cinema de Animação do Ceará, fundado pelos animadores Zé Rodrigues Neto e Telmo Carvalho, se juntou à Casa Amarela. O ano de 2018 marca 25 anos dessa parceria de sucesso.

Desde então, o NUCA, Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, vem desempenhando um papel crucial na formação de novas gerações de animadores no estado, com prêmios nacionais e internacionais. Nessas quase três décadas, mais de 200 oficinas e cursos de animação foram ministrados para os mais diversos públicos, desde crianças e jovens da rede pública e privada de ensino até internos de unidades prisionais do estado.

Olhando para trás fica claro o caráter formador do audiovisual e da animação. Através das telas podemos contar nossas histórias e nos ver representados. Daí a urgência na consolidação de políticas públicas que garantam a democratização do acesso e da produção de bens de consumo simbólico. Só assim poderemos um dia corrigir as distorções geográficas que ainda são presentes na produção de conteúdo audiovisual.