CONTATO

FALE COM A GENTE

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

Primeira Edição

FESTIVAL

O Festival de acesso gratuito surge para revelar a potência da animação nordestina e dialogar com a ascensão dos espaços da animação brasileira internamente e ao redor do mundo.

CINEMA DE ANIMAÇÃO

Com sua origem no teatro de sombras chinesas, o cinema de animação passou por importantes transformações. O modelo tradicional, caracterizado pela produção totalmente manual, foi integrando a tecnologia digital e criando interfaces com games e inovação. Em 2017, o cinema de animação comemorou 100 anos no Brasil.

PROGRESSO TÉCNICO

No esteio do crescimento do audiovisual independente, o cinema de Animação teve um grande impulso nos últimos anos. Essa trajetória revela uma história de importantes progressos técnicos. Inicialmente com foco infantil, hoje observa-se uma crescente adesão de outros públicos (jovem e adulto). Esse percurso se entrelaça com outras linguagens chamando atenção, inclusive, do poder público.

PRIMEIRO ANIMA CEArÁ

O I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web nasce com a premissa de compilar todas as potencialidades do gênero animação e premiar os melhores curtas-metragens do gênero, além de ofertar cursos e seminários para as mais variadas plataformas – web, game ou aplicativos para smartfones – incrementando o processo de fomento e difusão, e possibilitando aos realizadores cearenses um intercâmbio de conhecimentos entre as mais variadas plataformas e multi linguagens.

Esse reconhecimento nacional e internacional colabora com essa rota ascendente. Isso não acontece somente no cinema. Na TV, a animação nacional desponta na programação infantil com séries de sucesso.

POTENCIAL NORDESTINO

Com o objetivo de promover o cinema de animação como ferramenta inclusiva e de aprendizagem, o I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web busca revelar o potencial artístico cearense e nordestino Brasil afora.

MERCADO COMPETITIVO

Prestigiando essas produções conseguiremos aproximar produtores e realizadores do público em geral, favorecendo a formação de plateia, elevando o cinema de animação para um nível de mercado e profissionalismo mais interessante e competitivo. Além de ampliar o diálogo entre realizadores, produtores, desenvolvedores web, apps e games, quadrinistas, designers, agências de publicidade e produtoras de TV, aquecendo a economia local no fechamento de novos contratos e parcerias.

#1
FESTIVAL

SPONSORS

O I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, por meio do X Edital Mecenas do Ceará. Patrocínio VIP do Beach Park Studios. Parceria: Associação Cultural Cine Ceará, CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e Câmara Setorial do Audiovisual. Realização: Parabelum Produções e Fórum Cearense de Animação. Agradecimento: Enel Ceará.